24 de fevereiro de 2012

Recepção Oficial

Ora hoje foi o último dia de recepção aos novos estudantes. Para vos situar um pouco na logística da coisa, a UTS tem cerca de 5000 novos estudantes Internacionais este ano, pertencentes a cerca de 160 países. Como a crise cá faz-se sentir de uma forma diferente de Portugal, estão a ser investidos cerca de 1bilião de dólares australianos em trabalhos de construção/renovação do campus. Um dos novos projectos da escola e criar uma biblioteca "robótica"  abaixo do solo, onde irá existir um robot que procura o livro que nós queremos e trá-lo até nós. A biblioteca do campus principal tem cerca de 6 andares e pelo que percebi é de extrema importância, uma vez que tivemos dois oradores a falar só sobre a biblioteca e dos meios disponíveis na mesma. Já para não falar nas salas de estudo individual e de grupo que existem espalhadas por todos os andares de todos os edifícios. A biblioteca possui funcionários cuja função é auxiliar os alunos nas suas pesquisas, existindo vários seminários e workshops com esse propósito. 

A escola possui cerca de 1300 computadores ao dispor dos alunos. Além destes computadores para uso geral existem os computadores dos laboratórios de computadores para usos mais específicos (estes não sei ao certo quantos são). 

O dia começou com a Recepção Oficial dos novos estudantes. Foi uma cerimónia com pompa e circunstância, com os "membros importantes" ( Presidente, Vice Presidente ... ) vestidos a rigor, com umas capas e uns chapéus um pouco manhosos, parecidos aos que se usam nas confrarias. Entraram no auditório ao som de uma música tipo igreja com os estudantes em pé. Depois do blá blá blá foi servido um Chá para os alunos que consistia em qualquer coisa como chás, café, leite normal e leite magro, água, sumos, e cerca de 20 tipos diferentes de bolachas. Depois de enchermos a barriga lá voltamos para outra sessão.

A universidade pretende ser uma instituição "Problem Free", portanto dispõe de tudo e mais alguma coisa que possamos imaginar para auxiliar os alunos. Existe um centro de medicina tradicional chinesa, um ginásio porque um aluno é forma consegue ter um desempenho muito mais eficiente nos estudos, um centro de aconselhamento tipo psicologia para ajudar os alunos a lidar com a ansiedade dos exames, depressões, problemas pessoais e coisas desse género, um centro de ajuda espiritual para aqueles que procuram ajuda na religião, conselheiros de aprendizagem que nos ajudam a ter um estudo mais produtivo e a gerirmos o nosso tempo e recursos, um gabinete de emprego que nos ajuda com os CV's e prepara-nos para entrevistas, um gabinete que ajuda os alunos internacionais a melhorarem as suas capacidades a nível da língua inglesa, um gabinete com actividades extra-curriculares (viagens, voluntariado e afins), os HELPERS (Higher Education Language and Presentaton Support), um gabinete médico, um gabinete de seguranças onde se nos sentirmos com medo para ir para casa em horas mais tardias eles acompanham-nos a casa se for por perto ou até à estação, um gabinete onde se por exemplo perdermos a nossa carteira nos empresta dinheiro para voltarmos para casa, em disciplinas que haja uma taxa de reprovação considerável é criado um grupo de apoio através de estudantes séniores, e mais uns quantos gabinetes que não me lembro. Basicamente existe um gabinete para tudo o que possamos sonhar e imaginar. Quase que nos esquecemos que estamos ali para estudar.

A tarde começou com a recepção oficial dos estudantes internacionais, com alguns aspectos práticos e úteis. Depois disto, adivinhem o que aconteceu ?? Mais comida... Um Network café para os estudantes internacionais fazerem mais amiguinhos. Basicamente tivemos todos a comer e a beber numa de socialização.


Devo dizer que durante esta semana, foi criado um grupo de estudantes voluntários, os Peer Reviews, que andavam vestidos de cor de laranja e auxiliar os novos estudantes em tudo o que fosse necessário, desde as visitas guiadas ao campus até a informações básicas sobre qualquer coisa.

Depois deste Network Café, para finalizar o dia, fizeram uma pequena festinha para que houvesse um pouco mais de confraternização.


Uma curiosidade, a torre principal da universidade é considerada um dos edíficios mais feios da cidade.

2 comentários:

  1. brutal! grandas condiçoes. aproveita bue cris! ah e faz mts amigas pra gente dps disfrutar quando ai formos =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem mas tu vens para visitar-me ou para disfrutar das minhas amigas loll

      Eliminar