29 de janeiro de 2013

Cambodja - Parte 3

Segundo dia no Cambodja...

Acordar cedinho para seguir viagem para Siem Reap. Ao acordar foi atingida pela típica doença que assola os turistas, mais conhecida como intoxicação alimentar. Felizmente a coisa ficou mais ou menos controlada e deu para seguir viagem comendo apenas arroz e pão e bebendo aguinha com sal e açucar nos dois dias que se seguiram. 

A meio da viagem uma paragem para nos deliciarmos entre os típicos gafanhotos, passarinhos e aranhas fritas. A intoxicação alimentar foi desculpa para não provar estas iguarias, mas segundo os aventureiros que experimentaram, as aranhas não se recomendam pois sabem mal.


Chegados a Siem Reap e depois de uma breve pausa para repouso e almoco foi tempo de visitar o lago Tonle Sape, um combinado de lago e rio de extrema importância para o país. Características peculiares deste lago: o seu fluxo muda de direçcao duas vezes por ano e o seu caudal varia dramaticamente consoante a estação do ano. Dimensão do lago 2,700 km².

Por muito improvável que pareça considero a visita a este lago como a experiência mais assustadora das minhas ferias. Habitado por inúmeras casas flutuantes incluindo comércios e policia, quando paramos para ir a uma das lojas no meio do lago, fomos rodeados por pequenas embarcações com mulheres carregando crianças ao colo gemendo e gritando por dinheiro, e por crianças que pareceram emergir de dentro de agua envergando cobras ao pescoço e pedindo dinheiro. Para uma pobre turista ocidental não fiquei muito contente com uma dúzia de cobrinhas vivas a olharem para mim com ar de refeição. 
Foi também possivel ver crocodilos, mas estes felizmente estavam "presos" e não parecerem muito preocupados com a nossa presença. 

Esquecendo as cobras, o lago proporcionou-nos um pôr-do-sol bastante prazenteiro.


Uma curiosidade acerca desta viagem, o "motorista" do nosso barco, "conduziu" o tempo todo com um capacete na cabeça. Talvez seja uma das regras de segurança marítima da zona. 


O jantar foi num restaurante tipo Buffet gigante, aqui tive sorte, pude comer dois tipos de arroz diferente. A refeição foi acompanhada de danças típicas.





Depois de jantar foi tempo para parar no mercado nocturno, que era ENORME !!!!!! Para os Lacobrigenses terem uma ideia, devia ser 20 vezes maior que o mercado que se faz ao sábado ao pé do estádio municipal. Podia-se comprar de tudo neste mercado bem como regatear todos os preços. Ate eu que não tenho qualidades nenhumas de "regateamento" safei-me à vontadinha. Boas vendedoras devo dizer, sempre de sorriso na cara e a dizer como nos éramos belas, com a pele clara e que todos os vestidos nos ficavam maravilhosamente bem. Uma delas juntamente com votos de felicidade desejou-me muitos homens para a minha vida vá-se lá entender porquê. 


Depois de horas a percorrer aquele mercadão foi decisão unânime acabar a noite com uma massagem aos pés por 2 USD.  Fiquei com a impressão que naquele sitio (e nos outros todos!) faziam mais do que simples massagens aos pés, mas esses pensamentos vou guardar para mim. 


1 comentário:

  1. gente fina é assim só de massagem nos pés!!!!!!
    gostei beijinho grande J.

    ResponderEliminar