3 de maio de 2012

Curiosidades epidemiológicas, Diabetes

A propósito de um trabalho que estou a fazer deixo-vos com alguns dados sobre um problema com consequências a nível mundial.

Os primeiros sintomas da diabetes foram reportados no ano 1500 AC (Antes de Cristo) em papiros egípcios descobertos por George Ebers. O termo diabetes provém do grego e significa "passar através de" tendo sido usado pela primeira vez por Aretaeus de Cappadocia  no segundo século DC como uma descrição genérica para as condições que causavam um aumento do volume de urina.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a diabetes afecta cerca de 346 milhões de pessoas no mundo indicando as projecções que o número de mortes devido a esta causa vai duplicar entre o ano de 2005 e 2030. Em 2004 estima-se que 3.4 milhões de pessoas morreram devido a complicações de elevados níveis de açucar no sangue.

Os seus efeitos podem manifestar-se através de sede, aumento do volume de urina (poliúria), perda de visão, perda de peso e infecções. Em alguns casos a ausência de tratamento pode conduzir ao estado de coma ou mesmo morte.

As complicações a longo prazo podem incluir patologias nos rins e retina, danos nos nervos periféricos (nervos fora do sistema nervoso central) e elevado grau de aterosclerose (acumulação de gordura nos vasos sanguíneos).

Alimentação equilibrada, actividade física regular, manutenção de um peso saudável e evitar to tabaco são os melhores meios para prevenir a diabetes Tipo 2.

Fonte: The epidemiology of Diabetes Mellitus (2001), Ekoé J, Zimmet P, Williams R. Wiley
Organização mundial de Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário