25 de abril de 2012

Feliz 25 de Abril para todos e ANZAC DAY!

Por ca. hoje e dia feriado. Obviamente que os aussies nao estao a comemorar a revolucao dos cravos mas sim um dia com bastante significado para eles.

Entao um pouco de historia...

O que e o dia ANZAC?
ANZAC significa Austrália e Nova Zelândia Army Corps. Os soldados nessas forças rapidamente se tornou conhecido como Anzacs, e do orgulho que tiveram o nome perdura até hoje.

Porque e este um dia especial para os Australianos?
Quando a guerra eclodiu em 1914, a Austrália era uma república federal ha apenas 13 anos. O governo nacional estava ansioso para estabelecer a sua reputação entre as nações do mundo. Em 1915, soldados australianos e neozelandeses fazia parte da expedição aliada que partiu para capturar a península de Gallipoli, a fim de abrir os Dardanelos para as armadas aliadas. O objetivo final era conquistar Constantinopla (atual Istambul, na Turquia), a capital do Império Otomano, aliado da Alemanha.

As forças australianas e neozelandesas desembarcaram em Gallipoli em 25 de Abril, encontrando forte resistência por parte dos defensores turcos otomanos. O que havia sido planejado como um golpe ousado para bater a Turquia fora da guerra tornou-se rapidamente num impasse, e a campanha arrastou-se por oito meses. No final de 1915 as forças aliadas foram evacuadas, depois de ambos os lados sofreram pesadas baixas e suportarem grandes dificuldades. Mais de 8.000 soldados australianos foram mortos. Notícias do desembarque em Gallipoli haviam tido um profundo impacto sobre os australianos em casa, e o 25 de Abril tornou-se no dia em que os australianos lembram o sacrifício daqueles que morreram na guerra.

Embora a campanha de Gallipoli tenha falhado os seus objetivos militares, as ações da Austrália e da Nova Zelândia durante a campanha deixaram um poderoso legado. A criação do que ficou conhecido como o "lenda de ANZAC" tornou-se uma parte importante da identidade de ambas as nações.

Fonte: http://www.awm.gov.au/commemoration/anzac/anzac_tradition.asp

3 comentários:

  1. o soldado australiano mais novo tinha 16 anos era marinheiro quando embarcou disse a familia que ia matar turkos oito meses depois morreu com febre tifoide tal como muitos outros,as cartas dele encontran-se guardadas num arquivo nao sei onde, moral da estoria nao se deve subtimar o inimigo ,aquilo que devia ser um passeio tornou-se num num inferno e num grande fracasso ,havia turkos que combatiam a pe descalço papi

    ResponderEliminar
  2. Ah já andaste nas tuas pesquisas :D mas sim parece que aquilo foi um pequeno massacro para eles .

    ResponderEliminar