6 de novembro de 2012

Sunrise Children's Village

Por vezes sao precisas historia realmente inspiradoras para nos fazerem levantar os olhos do nosso umbigo e observar o mundo em nosso redor com outros olhos. Foi o que me aconteceu hoje numa das palestras sobre o programa de liderança internacional que estou a fazer paralelamente ao mestrado. 

A palestra de hoje foi dada por uma senhora com um penteado um tanto particular, na casa dos 60, cheia de energia, forca e caracter cativante que e a fundadora de vários orfanatos no Cambodja. O seu nome, Geraldine Cox. A sua historia, a que se segue. 

Ainda jovem estava de casamento arranjado, quando por ironia do destino descobriu que nao podia ter filhos o que tornou o casamento impossível. Decidiu entao enveredar por uma carreira diplomático que lhe permitisse vingar no mundo e atenuar aquela condição. Aos 35 anos começou a trabalhar na embaixada em Phnom Penh vivendo sobre a protecção diplomática, enquanto parte do pais tentava sobreviver aos bombardeamentos americanos. Seguiram-se outros trabalhos nas Filipinas, Tailândia, Irao e Washington DC. Sentindo que lhe faltava algo, decidiu voltar para a Australia e arranjar um emprego bem pago, pensando que o dinheiro iria preencher a lacuna que sentia. Após trabalhar 8 anos num dos maiores bancos da Australia e de gastar cada cêntimo do ordenado em jóias, roupas e casas de luxo decidiu que aquilo nao a satisfazia. A sua desmoralização face ao trabalho fez com que fosse despedida 3 dias antes do seu 50. aniversario. 

Decidiu entao voltar para o Cambodja onde trabalhou para a família real e ajudava a gerir um orfanato nos tempos livres. Quando a família real perdeu o poder nos anos 90, todos os apoiantes fugiram do pais, no entanto Geraldine ficou. Com $80 no bolso e meio galão de gasoleo esperou cerca de 3 dias para que os bombardeamentos acalmassem para que pudesse regressar ao orfanato e ajudar as crianças. Aí começou uma relação que iria durar para a vida. Nos dias de hoje, Geraldine ajuda cerca de 400 crianças espalhadas por vários orfanatos e angaria cerca de $80,000 por mês. 

Um documentario sobre o seu trabalho no Cambodja foi feito em 2000 e nomeado para o Hollywood Film Festival.

Afirma que pretende passar o resto dos seus dias no Cambodja e que o o facto de não poder ter filhos foi um meio necessário para que podesse partilhar o seu amor com todas estas crianças. 

Podia continuar o resto do dia a contar-vos algumas das historias felizes e arrepiantes que ela partilhou particularmente do horror que muitas crianças sofrem ainda actualmente no cambodja incluindo serem vendidas, prostituição, tortura ... mas não e esse o propósito deste meu post, apenas quis partilhar convosco um momento do meu dia. 

A Sra. Geraldine e as suas crianças

Se tiverem curiosidade em saber mais sobre esta causa cliquem em --> Sunrise Children's Village

Sem comentários:

Enviar um comentário