27 de setembro de 2013

Aniversário Nepalês

Aniversário da amiga M. do Nepal. Foi interessante ir a uma festa em que era a única pessoa não Nepalesa, mas eles são todos uns queridos e correu tudo às mil maravilhas. Escusado será dizer que o 'Frango estilo Português' veio à conversa umas quantas vezes, mas é preciso Fair Play quando se trata de estereótipos culturais. Um costume nos aniversários Nepaleses é o aniversariante cortar uma fatia grande do bolo e ir ao pé de cada convidado para este dar uma dentada. 


Falando em estereótipos aqui ficam algumas dicas sobre o que nunca dizer a um Nepalês.

"Onde fica o Nepal??"

"Hum.. Se és do Nepal já deves ter escalado o Monte Evereste?"
Sim, o monte Evereste fica no Nepal, mas não nos quintais de qualquer um e nem todos os Nepaleses são pastores. Sao precisos muitos anos de treino e bastante $ para escalar o Evereste, sendo esta a montanha mais alta do mundo. Na verdade muitos Nepaleses nunca viram o monte Evereste.

"Hum. Se és do Nepal falas Indiano?"
Hindi querem voces dizer. E não os Nepaleses falam Nepalës e os Indianos falam Hindi. Línguas diferentes, assim como os Portugueses não falam Espanhol mas sim Português.   

"O Budha é originário da India?"
É de facto uma grande ofensa proclamar que o Budha é Indiano. Apesar de ter feito a maior parte do seu percurso na India é de facto Nepalês. Não obriguem portanto os Nepaleses a irem buscar os livros de Historia e vos obrigar a visitar Lumbini o sitio onde o Budha nasceu.

"Hum... Então es Budista?"
80% da populacao do Nepal é Hindu. Apenas uma minoria é Budista, no entanto as duas religiões são bastante semelhantes. 

"Momos... Não é o mesmo que os Dumplings chineses e japoneses?"
Nao, nao e nao. Sao diferentes.

"Deve fazer muito frio no Nepal!!"
Apesar de situados nos Himalaias nem toda a populacao vive em altitudes extremas. A parte Sul do pais pode ser bastante quente.

O original deste artigo pode ser consultado aqui

1 comentário:

  1. ok grande lição de cultura, aprendi alguma coisa . beijo para ti diretamente de Portugal J todos os dias penso em ti...........

    ResponderEliminar