30 de março de 2012

Momento de frustração do dia: Não poder ir com o meu colega de casa para as Ilhas Fiji nas férias da Páscoa porque ainda me faltam 8 trabalhos :(

29 de março de 2012

Concerto na Opera House

Tenho-vos a dizer que este mestrado não está a ser pêra doce. Perco-me no meio de tanta pesquisa e de tantos trabalhos para fazer. A boa notícia é que já acabei dois dos 10 trabalhos que tenho até ao mês de Junho. Confesso que estes dois foram os mais simples, para os outros o grau de dificuldade duplica ou triplica, de qualquer maneira, dois já foram.

Entretanto para aliviar um pouco a minha inteligente cabeça ontem à noite fui a um concerto na Opera House. Foi um concerto de bandas de Liceu, pessoalmente as primeiras duas não me agradaram especialmente, a terceira foi um coro coisa pela qual também não morro de amores e a terceira, bem a terceira tinha mais de 40 violinos portanto fiquei logo com os olhinhos a brilhar. Gostei bastante, tendo em conta que não eram profissionais achei que estiveram bastante bem. Além disso o bilhete foi oferecido por um dos clubes a que aderi na universidade, logo ainda soube melhor ir conhecer a Opera House por dentro e maravilhar-me com aquela vista imensa sobre Sydney, tudo isto sem pagar nada. O concerto suponho que tenha sido numa das salas mais pequenas, tendo em conta a envergadura do evento, de qualquer maneira era qualquer coisa de enorme, nem tenho noção de quantas pessoas cabiam lá. Falando em linguagem lacobrigense penso que cabiam cerca de 15 centros culturais de lagos lá dentro. Além disso tinham um daqueles orgãos gigantes como os da igreja. O meu amigo M. acho que ia gostar de lá ter estado e analisar a qualidade do som e a acústica da sala. Valeu a pena, espero que tenha contribuido para aumentar a minha inspiração para os próximos trabalhos.

Penso que ainda não vos tinha dito, mas uma das pessoas com quem me dou mais na turma é uma rapariga nepalesa, dentista 28 anos, com 3 anos de experiência. Há dois dias foi contra uma porta e magoou-se num pé, inchado e roxo que até fazia impressão. A primeira coisa que fez no dia a seguir foi vir ter comigo para eu lhe dizer se estava partido ou não. Infelizmente ainda não tenho visão Raio-X, mas estava mesmo fracturado. Lá teve de pedir à professora uma extensão no prazo de entrega do nosso próximo trabalho. Ninguém merece vir para a Austrália e passado um mês partir um dedo :( Espero não partir nada durante a minha estadia por cá, senão começo logo a imaginar todos os piores cenários possíveis e imaginários.

26 de março de 2012

Colegas de casa

Para quem ainda não conhece, estes são os meus novos colegas de casa. Dois deles não moram neste apartamente mas são visitantes regulares. Hoje tivemos "jantar de família", cortesia da colega norueguesa. Ementa: Comida mexicana :D

24 de março de 2012

Em Lagos devido à contenção de despesas acabaram com o fogo de artíficio, em Sydney todos os sábados à noite existe fogo de artifício em Darling Harbour !

22 de março de 2012

"Não podes vencê-los, junta-te a eles!!"


Programa das festas

Apresento-vos o meu plano, bilíngue e um pouco arcaico, dos trabalhos que tenho para este semestre. Como podem constatar sou a organização em pessoa. Para quê Ipads e Icoisas quando se têm uma folha de papel e um clip ?? Talvez a sociedade deva repensar as suas necessidades !! :)

Chinesices !

 A máquina de cozinhar arroz que vos falei, e o saco que já vai quase no fim. Após um breve inquérito ao meu colega chinês, percebi que ele come arroz todos dias, daí que não seja de estranhar a máquina e o enorme saco de arroz. A máquina também é usada para cozinhar outras coisas ao vapor, por exemplo asas de frango. Ah, e ele assegurou-me que não se farta de comer arroz, suponho que os asiáticos tenham uma variante na codificação genética relativamente à assimilação de arroz.

21 de março de 2012

Yura Mudang, Nova residência

Aqui ficam algumas fotos da minha nova casa, quando tiver tempo logo mostro as áreas comuns da residência. Por agora ficam a conhecer o aspecto exterior do edifício, o trajecto e o interior do meu apartamento. 
Peço desculpa pela desarrumação, mas como não espero que nenhum de vós venha ajudar-me a arrumar a casa penso que não há problema. :) Como devem calcular, o estudo é muito logo, algumas coisas menos importantes têm de ficar para mais tarde.

E chegou o Outono ....


18 de março de 2012

Um Mês

E já passou um mês. Realmente o tempo voa, parece que ainda ontem estava em Portugal e de repente já passou um mês desde que vim para a Aussie Land.

Acredito que devemos mudar para melhor quando temos oportunidade, portanto ontem mudei-me para a residência da Universidade. Fica no próprio campus da universidade, o que facilita toda a logística inerente a apanhar transportes para ir para a escola. De agora em diante, apenas necessitarei de 5m a pé para chegar ao meu destino. A residência foi inaugurada este ano portanto tem muito boas condições. Assemelha-se a um hotel em minha opinião. Moro no piso 12, o que faz com que tenha uma vista mais ou menos generosa. Além de mim, moram mais 5 pessoas no apartamente. Um indiano, um alemão, um chinês ( chama-se kevin !! Estou um pouco confusa, achei que todos os chineses tinham um nome tip chin chao, mas p'los vistos isso não é regra), um australiano e uma rapariga norueguesa. Parecem todos bastante amistosos, pelo menos até aqui.

Uma curiosidade: obviamente existe uma daquelas panelas/máquina eléctricas para fazer arroz, e um saco de 10Kg cheio de arroz no armário.

Um facto curioso prende-se com a minha bagagem. Para mudar-me tive de fazer duas viagens, pois as malas que trouxe nao davam para tudo. De certeza que é por causa da minha falta de jeito a fazer malas, as mães é que são geneticamente qualificadas para conseguir por o dobro das coisas que nos conseguiriamos na mesma mala. Mas pronto, já está tudo tratado e espero não ter de mudar-me tão cedo porque sinceramente odeio mudanças de casa.

                                                                  O jantar de sábado à noite! A melhor refeição do últimô mês :)

Fotos da nova casa irão estar disponíveis em breve :)

15 de março de 2012

Melhores e Piores países para as mulheres

A propósito do dia mulher algumas curiosidades sobre os melhores e os piores países para as mulheres.
  • O melhor sítio para sermos mulheres : Islândia
É o melhor país em termos de igualdade entre homens e mulheres. O UK vem em 16º lugar, e o Yemen em último lugar sendo o mais perigoso o Afeganistão.
  • O melhor sítio para uma mulher estar na política: Ruanda
Em Ruanda 45 dos 80 lugares no parlamento são ocupados por mulheres
  • O melhor sítio para ser mãe: Noruega
  • O melhor sítio para ir para a Universidade: Qatar
O ratio de mulheres na universidade em comparação com homens é de 6 para 1.

O artigo pode ser consultado na íntegra aqui ...http://www.nzherald.co.nz/world/news/article.cfm?c_id=2&objectid=10789782

14 de março de 2012

Outra vez evacuacao do edificio principal da uni. 9h da manha, ao menos assim deu para ir beber um cafezinho :)

13 de março de 2012

Ainda ha pouco estava a ler um artigo do Jornal Internacional de gestao de Recursos Humanos , onde a primeira frase da introducao e a seguinte:

 "Existe uma crescente consciencia que atrair e reter empregados talentosos e competentes pode fornecer as organizacoes uma vantagem competitiva sustentavel". 

O artigo tem dois anos, portanto suponho que esta afirmacao nao esteja posta de parte actualmente. Ate porque em conversa com uma colega que trabalha nos recursos humanos, soube que e politica nestas bandas, quando e necessario dispensar empregados devido a cortes orcamentais, e voltar a contratar esses mesmos empregados assim que possivel, e dar lhes um aumento para compensar. Sera que em Portugal estamos a atravessar uma crise financeira, ou uma crise etica e moral ??

12 de março de 2012

                                                                                                  Bronte Beach
Hoje o almoco foi aqui ...


                                                                                                              Victoria Park

11 de março de 2012

Retóricas...

De vez em quando vou questionando os meus colegas de casa sobre as razões que os levaram a mudar-se. Cada um carrega a sua história, cada um com a sua razão. No entanto, praticamente todos eles têm algo em comum. Um curso universitário ( Engenharia, Administração, Informática ) e, quase todos tinham uma boa vida no respectivos países de origem. Ouço bastante, "Eu morava sozinho, tinha o meu carro, podia comprar o que queria... Vivia bem!". Inevitavelmente, todos eles acabaram ou por ficar sem emprego, ou por ficar sem motivação para contribuir para o seu país. Então, porque não, ir para o outro lado do mundo tentar algo novo. Investem o que têm, e aproveitam o "Sonho Australiano". Serei a única a achar que o mundo está de pernas para o ar, e que por vezes é frustrante ser-se jovem em certos países, e querermos trabalhar e dar o nosso melhor. Talvez seja por sermos a geração rasca, ou por nunca termos precisado de passar fome. Será a vingança de todo um sistema a abater-se sobre nós ?

L. 29 anos, Informática
K. 36 anos, Gestão e logística
M. 30 anos, Engenheiro Civil
M. 32 anos, Engenheiro Informático
M. 28 anos, Engenheiro Mecânico

               ....           E a lista poderia continuar por aí além... 

FDS

O sábado foi passado em Coogee Beach, seguido de uma caminhada até Bronte Beach. Cerca de 40m cheios de paisagens bastante giras. O domingo foi passado em Bronte Beach para o já típico BBQ. No meio de tudo isto, fiz algumas tentivas de estudar, a maior parte delas em vão.


9 de março de 2012

Mestrado aos 24 anos de idade ?

Inerente ao processo de socialização vêm as tipicas perguntas, "De onde és?" "O que estás a estudar?" "Quantos anos tens?" e por aí fora... Quando digo que sou de Portugal normalmente a resposta e "Oh, cool!!" Alguns sao um pouco menos atentos a questões geográficas e tem dúvidas se em Portugal falamos português ou espanhol. Depois, quando digo que estou a tirar Mestrado, normalmente olham para mim um pouco espantados e perguntam-me a idade, dizendo que pareco ter uns 20. Ou tenho cara de criança ou por estas bandas nao e muito comum tirar um mestrado aos 24 anos de idade. Mas pessoalmente não me importo, talvez quando tiver 35 me digam que pareço ter 25 anos.

Workshop do dia: Como analisar uma pergunta numa avaliação?

8 de março de 2012

Adoro saber que dei $20 por uma mochila e que quando chove fico com os cadernos molhados !!!!

Workshop do dia: Como participar em Tutoriais! mais um a juntar a lista.

Donativos Cruz Vermelha

A manhã hoje foi passada a vender bolos ( cupcakes, caracóis de canela, sandes com "confetis", e o lamington cake (pequenos quadrados de bolo esponjoso, mergulhados em chocolate derretido com com côco ralado à volta). Muitas das pessoas fizeram donativos e rejeitaram os bolos ( como e possível?? Se fosse em portugal acho que queriam o bolo sem dar donativos por causa da crise! ). Em cerca de 30m conseguimos fazer $30 mais ou menos. No final penso que o balanco foi positivo.



                                                                                 

Biblioteca II

Na continuação na minha transformação em ratinho de biblioteca, ontem fui a um Workshop sobre referências bibliográficas segundo o Metodo de Harvard. Entretanto descobri uma sala de estudo novinha em folha, projectada pelos alunos da faculdade de desing. E a "Sala Verde", aberta 24horas por dia, com um pormenor engraçado que nao da para ver nas fotos, uma das divisões para estudo em grupo tem um céu pintado no tecto. Deve ser para os alunos relaxarem ou algo assim. Por aqui também e comum encontrar-se alunos a dormir comodamente em sofás ( portanto vejam como os sofás são confortáveis ) !



                                                                                       http://lostoncampus.com.au/887

Chuva, chuva e mais chuva ...

Ah e tal Australia = Sol, Praia e surfistas. Praia e surfistas sim, mas e o Sol?? 
Pois e meus amigos, desde ontem a tarde que chove a potes, hoje de manha estava um mini temporal com chuva e vento a mistura. Daqueles dias em que acordei, olhei para a janela, e disse: " Hoje nao vou sair de casa ! " Pronto, e passados 5m tive de me levantar para vir para a escola. No fim de tudo, ate tive bastante sorte, porque apos chegar a estacao ( molhada que nem um pato acabadio de sair do charco) consegui apanhar um dos ultimos comboios. Passados uns 10m fecharam a estacao de minha casa devido a inundacao. Provavelmente tudo isto e consequencia do buraco do ozono, deixa passar a agua toda para Sydney so pode!!!! Espero que passe depressa porque, afinal de contas estamos no verao e daqui a um mes vem o verdadeiro Inverno, certamente com mais chuva.
Estou seriamente a ponderar comprar umas daquelas galochas, que pessoalmente nao acho grande piada, mas sao o ideal para andar na piscina em que sydney esta transformada.

7 de março de 2012

A entrar no mood Aussie ...

Como se costuma dizer "Em Roma se Romano" , ja me habituei a transportar os tipicos baldinhos de cafe comigo para onde quer que va. O preco, esse pode ir desde 1$ a 4$ ou mais.


Rendida a bibliotecaa...

Nunca pensei vir a dizer isto, mas confesso que fiquei rendida as facilidades que a biblitoeca nos oferece. Ontem fui a um workshop de Introducao a pesquisa na biblioteca, e basicamente conseguimos ter acesso a tudo e mais alguma coisa, existem centenas de base de dados consoante o tema que procuramos, os livros caso nao esteja disponiveis a universidade tem protocolos como bibliotecas de outras universidades (incluindo Nova Zelandia) e da cidade para permitir que os estudantes tenham acesso aos livros. Obvio que nao precisamos de nos deslocar para ir busca-los basta fazer a requisicao e a universidade trata do transporte dos referidos livros. Podemos tambem fazer sugestoes de livros ou material que achamos que seriam necessarios e que a biblioteca nao tem.

A biblioteca possui tambem um canal no youtube onde podemos ver os videos com a explicacao de como fazer inumeras tarefas na base de dados e afins. Podemos tambem esclarecer as nossas duvidas com os funcionarios da biblioteca por chat online, sms, email ou telefone. 

A parte boa e que podemos ter acesso a estas bases de dados todas e catalogo online de livros atraves de casa, nao precisamos necessariamente de nos deslocar a biblioteca fisicamente. 


6 de março de 2012

WC


No outro dia deparei-me com isto numa das casas de banho da universidade. Suponho que seja para lavar os pes! Talveza seja habito por ca ... 

Biblioteca

Depois de tanta publicidade à biblioteca hoje fui numa visita guiada que a universidade organiza para ficarmos a conhecer a biblioteca. Durante 1h estive a assimilar as 1500 funcionalidades que a biblioteca tem para usufruirmos. Para vos dar uma ideia a biblioteca tem 4 andares ( se não estou em erro! ). Os níveis de silenciam aumenta com os andares, ou seja, no nivel 2 é permitido o som no tlm, falar e tudo mais, no nível 3 já é mais silencioso e no nível 4 é suposto ser silêncio total. Existem vários computadores espalhados por todo o lado obviamente, incluindo Mac's para aqueles que não gostam dos chamados computadores "convencionais". Existem salas para estudar em grupo, e salas para treinarmos as apresentações com projector e tudo mais. Estas salas necessitam ser reservadas com alguma antecedência e podem ser usadas no máximo até 2h. Existe uma sala com a palavra Silêncio nas paredes, claro está, para indicar que naquele local existe silêncio absoluto para quem quiser estudar ou assim. Já houve quem se queixasse que o colega do lado estava a fazer muito barulho com o marcador. Enfim, de qualquer maneira não está nos meus planos usufruir dessa tal sala. Existem também algumas televisões na biblioteca, para quando quisermos fazer uma pausa no estudo. Basta colocarmos os nossos phones e escolher tranquilamente o canal que queremos ver no ecrã LCD comodamente instalados nuns mini sofás. 

Vista da zona de estudo da biblioteca !

Quanto aos livros, bem, são muitos!! A pesquisa é relativamente acessível, primeiro procuramos o livro que queremos na base de dados, a qual nos dá a sua localização e disponibilidade. Podemos também pedir livros de outras bibliotecas entre outras coisas.
Durante a aula de hoje (Gestão de Recursos Humanos), foi com algum pânico que constatei que cerca de 80%   dos alunos estão a fazer mestrados em gestão, MBA's, ou trabalham em Recursos Humanos, o que faz com que eu seja das poucas pessoas que não tem um conhecimento prévio na área. Além disso são quase todos "nacionais" o que faz falem todos um Inglês impecável e rápido. Mas as minhas colegas de grupo até são simpáticas. Enfermeiras :) 

5 de março de 2012

Prenda da J. :)

"Mardi gras"

No passado sabado foi o desfile da Parada Gay/Lesbicas/Transexuais ...  , "Mardi Gras". Foi qualquer coisa parecido a um desfile de carnaval ao longo de uma rua/avenida gigante e com milhares de pessoas e muita chuva a mistura. Era possivel encontrar de tudo por la, coisas engracadas, coisas estranhas ... O resto da noite foi passado a explorar a noite australiana :)

2 de março de 2012

Malabarismo...

Nunca tinha pensado no caos que era andar pelas ruas de Sydney com um chapeu de chuva aberto. Uma autentica manobra de malabarismo para nao furar olhos a ninguem.